domingo

AMIGOS e "amigos"

 

Sou sinceramente teu amigo ...

Conta comigo para tudo o que precisares ... Vou estar sempre aqui ...
Quantas  vezes ouvimos isto da boca do nosso "melhor amigo".
E quando um dia infelizmente precisamos , onde está ele?
A vida ensinou-me que infelizmente , cada vez mais , o termo amigo , serve única e exclusivamente para indicar meros conhecimentos .
Amigo é muito mais que o encontro no restaurante para um almoço bem regado .
É muito mais que um café tomado no bar da esquina .
Muito mais que um telefonema apressado ou que um olá gritado do outro lado da rua .
Mais que um "liga-me" apressado no meio da confusão de um qualquer evento social .
Amigo é estar de facto ali quando o outro precisa . Amigo é acordar ao meio da noite para atender o telefonema do amigo que quer contar as suas magoas ou os seus sucessos .
Ser amigo é estender a mão quando o outro precisa , é acreditar , confiar e dar a certeza que haja o que houver sempre estará ali .
De que serve ter um amigo que nos jura amizade eterna e que foge mal se precisa dele? Já fui muito na conversa desse tipo de amigos e sofri muito quando descobri que a pessoa que eu endeusava , na verdade era um estafermo hipócrita .
Para mim amigo , é alguém a quem abro as portas da minha casa , do meu coração e da minha vida .
Como em tudo o que faço , ao qual me entrego inteiro e dou o melhor de mim mesmo , sou amigo por completo , verdadeiramente .
Mas como não se pode errar continuamente , sempre que me aparece alguém que não faz ainda parte do meu restrito grupo de amigos verdadeiros , hasteando a bandeira de amigo do peito , eu faço-lhe um teste . Um teste que sem ele perceber que o é , me ajuda muito a separar o trigo do joio .
Escusado será dizer que o meu numero de novos amigos caiu a pique e que a maioria fugiu para bem longe de mim , apanhados na sua teia de hipocrisia .
E eu fico tranquilo com a minha consciência e crente finalmente de que os que permanecem comigo são de facto meus amigos .
E isso é a minha maior riqueza...
 

2 comentários:

sandrinha disse...

To aqui vui amigo lendo seu belo e verdadeiro texto sobre amizade...também penso do mesmo modo...vou me afastar um pouquinho..pois estou com problemas aqui no meu pc..além de outras coisinhas pessoais...mais logo apareço....fica com Deus!amigo!

Val disse...

Bom dia Gonçalo!!!!Xiiii....rs..quem abandonou vc???Uma amizade madura nasce no tempo e se cultiva por toda a vida. No tesouro da vida, a amizade deve ser cuidada com carinho e ternura. Quem descuida de um amigo abandona um tesouro valioso e deixa de lado um pouco de si mesmo que foi guardado no coração da outra pessoa. A melhor maneira de valorizarmos uma amizade é ser presença.Muitas amizades terminam, porque nunca começaram de verdade. São relações interpessoais cultivadas de maneira superficial. Amizade que tem sua base no amor conhece a história do outro e, por isso mesmo, sabe ser misericordioso com quem nos confia partes de sua vida em retalhos de lágrimas e sorrisos.Assim;e nossa amizade Gonçalo.
Beijos com carinho!!!

imagem