quarta-feira

Amor é ?

Hoje um amigo perguntou-me num assunto casual , o que é para mim o amor . Respondi-lhe que é um sentimento complexo e muito difícil de explicar em palavras . E na verdade o amor nem se explica em palavras , o amor sente-se . Nunca sabemos como o amor nasce , acho que ainda acredito num cupido que se diverte a flechar-nos a seu prazer . O amor vive de palavras , de gestos , de momentos . Quando eu era mais jovem , acreditava no amor perfeito e acreditei tanto , que descri do amor , por o não ter encontrado . Depois com o tempo descobri que amor perfeito não existe . Que duas pessoas que se amam não vivem eternamente numa comunhão de sorrisos . Amar é também aceitar que o outro pode magoar-nos , porque afinal é tão humano como nós . É aceitar que quem divide a vida connosco , também tem direito de chegar a casa em stress, tem direito de reclamar , de gritar... Claro que nesse momento o amor fica mais difícil , mas é só um momento . Quando o amor que une duas pessoas é forte e maduro , uma discussão não faz tremer as bases . Ninguém é perfeito e nunca iremos encontrar ninguém perfeito . Quem procura a perfeição termina sozinho . O amor vive de entrega , de cumplicidade , mas também de muita paciência . Um casal nem sempre pensa da mesma forma , sente da mesma forma , se expressa da mesma forma , mas se houver amor , um sentimento maior se sobrepõe a essas diferenças . Alias são essas diferenças que nos fazem crescer , que nos impedem de sermos uns monstros de egoísmo . Amar é também aprender com o outro , aprender ideias novas , sentimentos novos , mas especialmente aprender aceitação e tolerância . Nem sempre gostamos de tudo que a pessoa que partilha a nossa vida , faz ou diz . Mas aceitando , mesmo não concordando , ensina-nos o direito à individualidade do outro . A pessoa que nos ama não é parte de nós , não pensa com a nossa cabeça . É um ser absolutamente individual e livre , que um dia aceitou fazer uma aliança num projecto a dois , com vista à felicidade de ambos . Para dar certo , tem que haver entrega , aceitação , mas também uma fronteira , onde fique claramente determinada a liberdade de cada um dos dois . Ninguém é feliz anulando-se e ninguém se completa , anulando o outro .

2 comentários:

Val disse...

Boa noite Gonçalo!!!Lindo seu texto Amor!Você é uma pessoa que se respeita e respeita o próximo, sem perder seu encanto.Uma pessoa que merece minha admiração.Beijos com carinho!!!

Val disse...

Bom dia Gonçalo!!Adoro entrar aqui em seu blog,escutar a muscia Deus cuida de mim.Ouvir esta musica,nos passa tanta paz.As musicas do sonhos esta otima para ouvir também.Musicas que falam de amor,sempre nos traz um sorriso e carinho a todos.Quando colocará um texto novo aqui,para nos elevar nossas almas ,com sua lindas palavras que seu coração dita.
Beijos com carinho!!!

imagem