segunda-feira

Rótulos

É costume dizermos que o que conta quando conhecemos alguém , é a primeira impressão , mas não é verdade , a vida e as pessoas não são assim tão básicas .
Temos uma mania deplorável , que é, mal conhecemos alguém e já nos achamos donos da verdade , a mania vazia de rotular pessoas, para cada tipo de pessoa temos um rótulo que nada mais é que o nosso próprio preconceito .
Para se conhecer alguém de verdade é preciso muito tempo , muita conversa , e sobretudo saber observar e ouvir .
Quando queremos "desvendar" alguém escondemo-nos atrás de máscaras , no intuito de protegermos a nossa privacidade, para não mostrarmos os nossos verdadeiros interesses .
Esta necessidade de protecção gera nos outros uma ideia errada de nós.
Porque uma coisa é certa , quem finge recebe fingimento e quem semeia mentira , recolhera afastamento . Ninguém jamais podera receber o que nunca soube semear.
Se quisermos conhecer de verdade alguém , que seja de peito aberto , devemos aceitar os outros na nossa vida com sinceridade, esperança e confiança.
Se confiarmos em quem nos mostra apenas carinho e ternura , deixaremos de cometer erros tremendos , que nenhum pedido de perdão jamais poderá consertar , e poderemos colher no futuro os frutos de um presente vivido com sinceridade e lisura.

2 comentários:

Val disse...

Boa tarde Gonçalo!Parabéns tanto no sonhos secretos como no doce lágrima otimos textos. As pessoas não são rótulos, pessoas são pessoas e merecem ser respeitadas e tratadas com respeito.Mania feia das pessoas de julgar antes de conhecer... perdem tanto com isso Gonçalo.Beijos com carinho

fleury disse...

O ser humano tem a mania de rotular seu semelhante por suas atitudes e comportamentos, não por sua personalidade, as vezes voce toma uma atitude ou tem um determinado comportamento uma única vez, ou de vez em quando, ainda, até que com uma certa frequencia, o que é normal em qualquer ser humano, pois comportamentos e atitudes, depende muito do meio em que se está e de ações e reaçoes exteriores em que voce é submetido, já a personalidade não, está sim tem NOME E SOBRENOME.

imagem