segunda-feira

Tolerância zero

Passamos a vida a ouvir pessoas descontentes com a situação actual do nosso Pais e até do mundo , mas é certo que nos ficamos só pela discórdia e nada fazemos .
Esquecemos que a solução dos problemas actuais começa na base ou seja em nós mesmos .
Não podemos resolver tudo , mas temos formas de solucionar alguns problemas .
Passamos a vida a lastimar-nos da corrupção , quando a melhor maneira de a evitar passa por cada um de nós nunca subornar , nem aceitar subornos de ninguém.
Afinal a nossa dignidade não devia estar à venda .
Passamos a vida a queixar-nos dos assaltos , mas a verdade é que se os loadrões roubam , é porque existe mercado para os objectos roubados , então nunca compre nada que não tenha factura e compre somente em lojas.
Se não gosta de ver os vendedores ambulantes nas ruas e os ciganos que estendem a mercadoria nos passeios , tem uma solução , não lhes compre nada . Até porque a maior parte das mercadorias que vendem são produtos roubados ou contrafeitos .
Todos achamos triste a impunidade dos traficantes de droga , mas a solução para exterminar esse flagelo é tão simples , basta não consumir droga .
Queixamo-nos também muito de enriquecimento ilícito.
Então se conhece alguém que parece enriquecer do nada , que da noite para o dia fez fortuna e não se entende no quê , avise as finanças. Eles têm como saber a origem desse dinheiro e a sua licitude .
Também nos queixamos muito dos arrumadores e dos pedintes nos estacionamentos dos centros comerciais, que pedem nitidamente para drogas e que causam tantos problemas , para terminar com isso tem uma solução , nunca lhes dê nada .
Existem órgãos governamentais vocacionados para o amparo social .
Todos achamos desagradável quando nas primeiras chuvas , as ruas alagam e ficam intransitaveis .
Mas terá solução se pararmos de deitar lixo no chão , que vai acabar por entupir as sarjetas .
Também se critica os lucros absurdos do mercado paralelo. Mas a culpa é nossa , basta que não se compre. Não faz sentido comprar um bilhete para um concerto que já esgotou no mercado normal pelo triplo do preço no mercado negro .
Não compre , assista o concerto pela TV.
Todos nos queixamos do transito às vezes caótico e da condução de alguns motoristas , então a solução é conduzirmos com civismo .
Evitar manobras perigosas , excessos de velocidade, distracção e excesso de bebida .
Queixamo-nos muito do peso das economias emergentes e da asfixia da nossa economia, então que tal prestigiar a nossa produção?
Comprar produtos em lojas chinesas é sempre uma tentação , mas a causa de muita da nossa fragilidade económica e não se iluda , ninguém dá nada a ninguém , e se você compra um produto mais barato , é porque de certeza a qualidade é bem menor.
E quando ficamos decepcionados com o desempenho politico de quem gere o Pais , também temos solução . Basta não voltar a votar nessas pessoas e promover formas de tornar publico o nosso ponto de Estamos vista e mostrar a outros a nossa opinião .
Estamos a atravessar uma crise , mas isso não pode nem deve alterar o nosso patriotismo e os nossos valores .
Ficar sentado num sofá a reclamar de tudo , sem nada fazer , nada resolve .
Se não consegue lutar por algo melhor , não reclame , tem aquilo que merece.
E para os que ainda sabem lutar , vamos conquistar de volta um pais que nos devolva o orgulho de sermos Portugueses.

Sem comentários:

imagem