sexta-feira

A Dignidade da Águia


Sempre admirei as águias e não sei quantos dos meus leitores já se deram ao trabalho de pensar , para onde vão as águias quando se aproxima a tempestade.

Ao contrário da maioria das outras aves , elas não se escondem , elas abrem as suas asas magnificas que atingem uma velocidade de 90 Km / hora e enfrentam a tempestade de peito aberto.

Elas sabem que aquelas nuvens negras , a chuva e as descargas eléctricas , podem ate ter uma extensão difícil de percorrer , mas que acima da tormenta , brilha o sol.

E nessa luta para ultrapassar a tempestade , perdem penas , algumas vezes podem até ferir-se , mas sabem onde querem chegar e seguem em frente.

E depois dessa luta travada com coragem , enquanto as outras aves covardes demais para enfrentar a tempestade , ficam cá em baixo no escuro , trémulas de frio , elas voam vitoriosas sentindo o carinho do Sol.

E é claro que as águias também morrem , mas se repararmos bem , quem já viu o cadáver de uma águia?

Encontramos gatos mortos , cachorros , outros pássaros , mas águias nunca e sabem porquê?

Porque quando a águia sente que chegou a hora de partir , elas não se encolhem , nem ficam com medo , procuram o cume mais alto , o penhasco mais elevado que consigam ver e com as ultimas forças que ainda lhe restam , voa para lá e chegadas lá , esperam sem medo o momento em que o seu coração cansado pára para sempre.

Até na hora de morrer , estas aves conservam uma dignidade espantosa.

Talvez por isso , os filhos de Deus são comparados a águias.

Quem sabe se hoje o leitor que vai entrar aqui , não terá um dia complicado , cheio de problemas , alguns que podem ate parecer sem solução.

Mas não pense assim , se o problema parecer intransponível , pare um pouco , eleve a sua alma ao Pai e depois lute.

Lute , sabendo que mais além , logo depois daquelas nuvens de tempestade o sol brilha.

Os que verdadeiramente possuem fé , sempre terão a capacidade de renovar as suas forças.

2 comentários:

Val disse...

Boa noite Gonçalo!!!Belissimo!!!o que as pessoas sente que precisam compreender e compreendem com sabedoria,temos que lutar e nunca desistir de viver.Os problemas pequenos ou grandes em nossa vida parecera,mais nunca se esqueçam que não estão sozinhos e ter fé o primeiro passo para prosseguir.Gonçalo,Deus te fez este ser humano que encanta em palavras e atitudes.
Beijos com carinho

Teresa Augusto Shanor disse...

Belo texto reflexivo.

É certo que todas as criaturas são obras de Deus e é natural que diante de problemas que julgamos muito graves, tenhamos o nosso momento de impacto, onde nos debatemos, entramos em crise, até que tudo retorne ao estado anterior, e refletindo com calma, voltemos ao caminho da fé e da serenidade. De um jeito ou de outro, ou seja, pelo amor ou pela dor, acabamos por recuperar a força perdida para continuarmos a lutar por uma vida melhor.

Que tenhamos todos a capacidade de sermos como as águias.

imagem