segunda-feira

Julgar os outros é um reflexo de nós

Uma vez já muito cansado de caminhar um sábio deitou-se junto à berma de uma estrada , em baixo da sombra protectora de uma árvore e ali adormeceu.
Passou por perto um ladrão e ao ver o sábio homem adormecido , pensou:- Este homem deve ser um ladrão. Certamente passou a noite a roubar e agora adormeceu de exaustão. Daqui a pouco deve chegar a policia , tenho que fugir antes que cheguem.
E fugiu.
Pouco depois passou um bêbado e ao ver o sábio adormecido , pensou :- Bebeste mais do que eu , caíste. Eu não vou cair. Sou mais forte.
E continuou a caminhar.
Finalmente passou por ali outro sábio e vendo o homem caído no chão , abeirou-se dele , crendo ser um homem estudioso e profundamente exausto. Sentou-se ao seu lado e acordou-o cuidadosamente para que seguisse o seu caminho.
E isso mostra-nos que cada um julga os outros por si.

Texto de Gonçalo Nuno de Assis com edição de Nuno F. Mello

1 comentário:

Teresa Augusto Shanor disse...

Querido e doce amigo Gonçalo!!

Esta janela para o horizonte, de um mar de luzes e cores nostálgicas, entre o céu e a terra banhado pelas águas que escorrem dos olhos do mundo, a que chamamos de mar, me passa uma doce e longa espera, mas centrada na serenidade que pede o momento, em que sonhos distantes se direcionam para um radiante amanhã e que nos faz pensar que na esperança de um novo amanhecer, vamos caminhando para um tempo melhor, mais concreto e carregado de claridade.

Amei esta imagem, muito linda, fiquei um bom tempo a observar e viajar por ela e sonhei, naveguei e voando leve e feliz pousei ao lado deste gatinho que deliciosamente está a namorar a linda paisagem que parece o enfeitiçar. Ai, ai!!

Quanto ao texto realmente, tudo o que fazemos, é baseado naquilo que já conhecemos e assim sendo, usamos o nosso conhecimento para fazer todo e qualquer julgamento e não podemos julgar o que não conhecemos. E costumamos dar ênfase ao que mais nos impressiona ou incomoda. Concordo plenamente com esta sábia reflexão.

E aproveitando a oportunidade, quero avisá-lo que estarei em trânsito por uns 15 dias e ficarei ausente da net, mas quando voltar colocarei meus contatos em dia.

Espero que esteja bem melhor de saúde e que Deus lhe abençoe, assim como ao seu Lar e a sua Família.

Um grande beijo em seu lindo coração que eu adoro e um abraço carinhoso na querida Maria. Amo Vocês!!

imagem