segunda-feira

Maus pensamentos

Havia um menino que odiava um seu colega de escola. Sempre que chegava a casa , dizia que lhe desejava tudo que de pior pudesse acontecer. Cansado daquela conversa todos os dias repetida , o pai levou-o perto do estendal da roupa e dando-lhe um saco cheio de pequenas pedras de carvão, mandou que as atirasse numa camisa branca que lá se encontrava estendida , e fingisse que era ao colega que as atirava.
O menino adorou a ideia e a brincadeira , atirou as pequenas pedras de carvão , mas como eram leves e pequenas , poucas foram as que acertaram na camisa. Já cansado e tendo despejado todo o saco de carvão , o menino foi ter com o pai.
O pai perguntou como se sentia , ele respondeu que se sentia cansado , mas feliz porque tinha acertado com algumas pedras de carvão na camisa.
O pai sorriu e pediu ao menino que o acompanhasse até ao interior da casa e quando entraram, o pai , colocou o menino em frente de um espelho.
O menino nem se reconheceu , porque o seu rosto e mãos tudo estava negro , coberto de pó de carvão.
Então o pai mostrou-lhe a camisa quase sem manchas e disse :- Quase não conseguiste sujar a camisa , mas tu ficaste coberto de pó negro. Assim é o mal que desejamos aos outros , por mais que possamos atrapalhar a vida de alguém , ou desejar-lhe mal, o negro , o lado ruim dos nossos pensamentos fica agarrado a nós.
Devemos ter muito cuidado com aquilo que pensamos , e ainda mais com o que dizemos.
Porque as nossas palavras regem as nossas acções e elas podem tornar-se um hábito. E os hábitos que temos , moldam o nosso carácter e é com ele que escrevemos o nosso destino. A nossa vida é uma caminhada nada fácil e muitas são as pedras em que tropeçamos e os buracos da estrada em que caímos. Mas isso não nos deve gerar maus pensamentos e muitos menos impedir-nos de lutar.
Cair , todos caímos , mas só permanece caído aquele que não se sente seguro de si mesmo. Nunca devemos parar de lutar e ter fé. E devemos ter sempre a certeza de que só são derrotados aqueles que não lutam porque acreditam na derrota.

Texto de Gonçalo de Assis, postado por Pedro Lyon de Castro

1 comentário:

Sonho & Sedução disse...

Lindo texto...

Se cada um fizesse uma parte... o mundo estaria melhor...

BEIJO COM CARINHO

imagem