quinta-feira

Paremos de falar mal dos Outros

Nunca devemos falar mal de ninguém e se repararmos bem , só as pessoas que não se realizam satisfatoriamente têm a triste e absurda tendência de falar mal dos outros. E o pior é, que o que leva essas pessoas a maldizerem os outros é um complexo de inferioridade, quase sempre unido a um desejo de superioridade , de se valorizar, e imaginam que diminuindo o valor dos outros se engrandecem a si mesmas. Rematado erro. As pessoas geralmente não medem o seu valor pelos actos bons que praticaram , medem-no erradamente pelas coisas mais ruins que os outros praticaram. Essas pessoas fazem lembrar pirilampos assassinos que querem apagar a luz dos outros , para que a luz alheia não ofusque a sua própria. São pessoas de uma fraqueza enorme , que procuram a força tentando enfraquecer os outros.Quem tem valor e sabe o que vale , jamais mede o seu valor em face aos erros alheios. Quem tem fé e saúde espiritual , não precisa tentar encobrir os valores alheios para que o seu valor se veja . Eu vou a muitas festas sociais que são as faculdades da má língua. Parece que falar mal da vida alheia , contem algo de tão prazeiroso e atraente que rara é a pessoa que não se deixa envolver nessa corrente. O dom da palavra é uma ponte importantíssima entre os homens , mas tantas vezes é usada como um muro separador. Poucas são as pessoas que utilizam a palavra para valorizar os outros , para os fazer sentir melhor , para criar algo de construtivo. Fala-se horas e horas pelo prazer de jogar conversa fora , nada tenho contra isso , desde que essa conversa não seja usada como arma para destruir e denegrir a vida alheia. As palavras boas são como diamantes , podem passar anos e anos , mas sempre conservarão o brilho.Portanto cabe a todas as pessoas de bom senso evitar que esse péssimo hábito de falar mal dos outros continue a espalhar-se em todas as classes sociais. Porque essa onda de veneno muitas vezes destrói vidas , deixa um rasto de infelicidade. Nunca devemos falar dos erros e da fraqueza alheia e quando sentirmos essa tentação devemos lembrar-nos dos nossos feitos menos acertados e da nossa fragilidade.Devemos evitar a lama da maledicência e encher o coração de amor e da paz de Deus. E devemos sempre fugir de quem nos fala mal dos outros , de quem destila veneno. Nunca nos devemos esquecer , que a nossa boca só derrama aquilo que temos armazenado no nosso coração.

1 comentário:

Val disse...

Boa tarde Gonçalo,"Deus deu 24 horas por dia para cada um cuidar da sua vida. Mas ainda há gente que gosta de fazer hora extra!"
Esta é uma faculdade que não quero ter o diploma não. Temos de falar do que o coração está cheio; e ele tem de estar cheio de caridade. Encha-o de amor, para passar aos outros só amor. Vamos fazer e pensar coisas boas de todos! Buscar tudo o que for positivo.
Beijos com carinho

imagem