sábado



Quando algo nos magoa para valer, a primeira coisa a buscar deve ser um pouco de serenidade. Com a cabeça atordoada pela amargura, as ideias desconexas, tudo o que fizermos poderá ser um erro. Um erro que nos magoará a nós e aos outros. Eu não sou exemplo para ninguém, porque geralmente quando a dor bate forte eu reajo na hora. A quente, sem pensar muito. Reconheço que estou a agir de modo errado, mas é instintivo. No entanto não o devemos fazer. A dor não é boa conselheira, e tomados por ela agimos com precipitação, uma precipitação que pode colocar tudo a perder. Quando a mágoa nos domina a nossa vontade é sair batendo em tudo e em todos, verbalmente claro. Mas isso não resolve nada, só tira a nossa razão, só nos enfraquece ainda mais. Reagir com mágoa pode ser o aumentar desproporcionado de um conflito, o atirar gasolina para uma fogueira que já não tem mais por onde arder. Perante algo que nos magoa devemos agir com moderação, com serenidade. Eu sei que é dificil, o sangue ferve nas veias, as ideias toldam-se, e tudo se perde numa explosão de furia incontida. Mas que ganhamos com isso? Nada. Debaixo dessa furia não ganhamos nada. Não resolvemos nada. Devemos encarar a adversidade de frente, sem baixar a cabeça. Olhá-la bem de frente e não deixar que nos vença. Não é facil, mas a vida também não o é. Devemos deixar que a furia ou a magoa cessem para resolvermos algo que nos incomoda. Frieza ainda é a melhor opção, não frieza no sentido de ferir ou magoar, mas frieza na analíse do problema. É tão facil deixar-mo-nos vencer por uma onda de furia, por um momento de tensão, é humano. Mas não é o melhor caminho. Devemos enfrentar a vida com serenidade, tentando que tudo se resolva com o minimo de dor. Perante os desafios da vida devemos permanecer o mais calmos possível, e reagir com força e fé. Eu acredito em Deus, e nele muitas vezes encontro forças para continuar aquilo que era quase impossível. Nele encontro forças para lutar pela minha saúde, para lutar por mais uns anos aqui, para lutar por aquilo que quero, que amo e que preciso. Lutar não significa forçar, prejudicar ou ferir. Muitas vezes podemos lutar quietos, só preserverando naquilo que desejamos. Se tivermos força suficiente certamente se realizará o que queremos. Deus dá a quem crê nele a serenidade de um lago, a força de um leão e a resistência de uma rocha. Basta apenar crêr nele e abrir o coração às suas palavras.

1 comentário:

ALINE BORBA disse...

COMO SER ASSIM ...COMO VER A SITUAÇAO COM TANTA CLAREZA ...COMO NAO FICAR BRAVA UO MAGOADA ...COMO EU IREI CONSEGUIR VER ALGUEM ME DESPREZANDO OU FAZENDO POUCO DE MIM ,SEM SE IMPORTAR ?COMO TRATAR UMA PESSOA Q VC SEMPRE AJUDOU E FEZ O POSSIVEL ........DIZER NAO QUANDO VC PRECISA ....SABE GONÇALO TE PARABENIZO POR TUDO Q AQUI ESTA ESCRITO ....MAS PENSO COMO?ISSO ACONTECEU COMIGO HOJE E FIQUEI MUITO CHATEADA ....NAO GOSTARIA DE SER ASSIM ,MAS E MAIOR DO Q EU ....AGOAR VOU FICAR ESPERANDO A MELHOR HORA P ESSA PESSOA ME PEDIR ALGO ..SO P EU PODER DIZER NAOOOOOOOOO...E SEI Q VAI ACONTECER ...PORQ AS PESSOAS NUNCA SE PROPOE A ME AJUDAR QUANDO PRECISO ...EU SOU UMA PESSOA Q NUNCA DIGO NAO A NINGUEM .......SE VC LER ESSE COMENTARIO NAO SE ASSUSTE ..FOI SO UM DESABAFO ...FORAM SUAS PALAVRAS BONITAS E SUA COMPREESAO P COM OS OUTROS Q ME CHAMARAM ATENÇAO ....OBRIGADA ...

imagem