segunda-feira

Pequenas coisas


Quando pensamos nos acontecimentos que nos marcam ao longo da vida, pensamos em acontecimentos grandes, marcantes, casamentos, funerais, a formatura, coisas que não se esquecem. Mas esses são factos relevantes sim, mas isolados, no entanto não são eles que por si só tecam a linha da nossa vida. A nossa vida, a nossa história de vida assenta em pequenos factos, factos esses que não raramente nos passam despercebidos. Pequenas coisas, como sair à rua, conhecer pessoas, escrever uma carta, fazer uma viagem, iniciar um trabalho ou até mesmo abrir um jornal. Os grandes factos da minha vida sempre tiveram início em pequenas coisas. Paixões e amores que deixaram marcas tiveram início em pequenos gestos, pequenos actos. Os meus maiores negócios tiveram início em coisas pequenas, tudo o que realmente me marcou nasceu primeiro que tudo de um pequeno gesto, de um pequeno passo. Não podemos reger a nossa vida por acontecimentos grandiosos, embora eles nos marquem. Um casamento é por exemplo um marco muito importante na nossa vida, mas se pensarmos bem, isso só aconteceu, porque um dia trocamos o olhar com alguém que possivelmente nem conheciamos, ou porque trocamos um sorriso que nos fez parar, ou escrevemos uma carta, ou, ou, ou... Há sempre um pequeno gesto, uma pequena coisa, um pequeno acontecimento que nos leva a grandes acontecimentos, Para mim o dia da minha formatura foi muito importante , foi uma meta atingida, ultrapassada com sucesso. Foi claro um grande acontecimento. Mas para que esse facto se desse, uns anos antes, tive que iniciar a minha escolaridade, um facto que na altura da formatura me parecia irrelevante, mas sem esse dia, em que tão pequenino e de olhos no chão, entrei pela primeira vez na escola, não poderia ter existido a tão festejada e importante formatura. Eu gosto de dizer que todos colhemos aquilo que plantamos. Que são os nossos pequenos gestos de hoje, as nossas pequenas decisões, que vão condicionar o nosso futuro. Os grandes acontecimentos, as grandes metas ultrapassadas, tudo isso são grandes vitórias, grandes alegrias. Mas comecemos hoje a tecer a linha que nos conduzirá a elas- Nunca descuremos um pequeno acontecimento e nem deixemos que pequenas decisões sejam tomadas ao acaso. Elas podem ser o fruto gerador de nossas futuras vitórias.

Sem comentários:

imagem