terça-feira

A amizade


A amizade é algo de maravilhoso, um pequeno milagre que se repete a cada dia da nossa existência. É um sentimento puro, doce, que não exclui nenhum outro. A amizade é um sentimento forte e frágil. Forte na sua essência, em tudo o que é capaz de nos dar, de nos fazer sentir. Frágil porque pode molestar-se com muita facilidade. Eu comparo a amizade a uma renda muito delicada, que dois corações tecem incansavelmente, tecida com fios de sonho e de compreensão, de cumplicidade e ternura. Mas é uma renda tão delicada que um gesto impensado pode destruir toda a trama e depois de destruida, mesmo que a tentemos refazer jamais terá a mesma beleza. Cada fio da renda a que comparo a amizade é insubstituível, por mais que se refaçam fios e mais fios, nenhum pode colmatar aqueles que se perderam. Um amigo é um tesouro precioso, um dom de Deus, uma dádiva sem preço. Ter um amigo é como ter um sol só nosso, que se abre em raios de luz, mesmo nos dias de tempestade. Ser amigo de alguém é ter um coração aberto, pronto a doar-se, a amparar, a seguir. Ser amigo é celebrar junto, chorar junto, seguir junto. Amigo não é aquele que me aponta o caminho e me manda seguir, amigo é aquele que me dá a mão e me diz que vai comigo. Amigo é aquele a quem sei que posso telefonar seja a que hora for para contar um sucesso ou uma derrota. Amigo é aquele que mesmo não o vendo todos os dias eu nunca esqueço e sei que nunca me esquece. A amizade é um dos mais bonitos sentimentos humanos e o mais fácil de ferir , de destruir ou de macular. Devemos dar aos nossos amigos o melhor de nós mesmos, porque certamente eles nos dão o melhor deles próprios. E se um dia sem querer, magoarmos um amigo, devemos tentar tudo para nos fazermos perdoar. Porque mais doloroso do que perder um amor, é perder uma amizade. Porque numa amizade pode caber um grande amor, mas num amor não cabe uma amizade. Por isso a amizade é o sentimento mais completo de todos, um tesouro sem preço que devemos preservar intacto no nosso coração.

Sem comentários:

imagem